Estudo de caso UX

Serviço

Ferramenta para restaurantes que vendem marmita por WhatsApp

Design de UX/UI

Data

Desenvolvimento

Setembro 2024

O objetivo deste projeto é identificar os principais problemas enfrentados pelos donos de pequenos e médios restaurantes no processo de vendas de marmitas via WhatsApp, entendendo suas dores e desafios para, em seguida, propor a melhor solução viável.

Documentação completa do processo aqui.

Metas e abordagem

  • Utilizamos as metodologias de Design Thinking e Lean para estruturar o processo de discovery.

  • Foram consideradas fontes externas, como análise de mercado e concorrentes, além de entrevistas qualitativas com clientes e ex-clientes.

Conduzimos entrevistas com proprietários de pequenos e médios restaurantes que utilizam o WhatsApp como seu principal canal de vendas de marmitas. Nessas entrevistas, investigamos suas principais dores e desafios na gestão de pedidos e pagamentos, além de explorar como a falta de ferramentas eficientes impacta a operação diária. A coleta de dados foi realizada com foco em criar empatia com os usuários, entendendo suas dificuldades no uso do WhatsApp para gerenciar seus negócios.

Solução Implementada

Com base nas descobertas realizadas, avançamos para a fase de prototipagem, priorizando o desenvolvimento das funcionalidades de maior impacto estratégico, conforme definido pela matriz RICE:


Integração com WhatsApp: Prototipar uma interface que permita gerenciar pedidos e automatizar o envio de mensagens, cardápios e notificações, reduzindo a necessidade de interação manual.

Gestão de Pagamentos: Desenvolver uma solução centralizada para monitorar e conciliar pagamentos, suportando diferentes formas de pagamento e emitindo cupons fiscais.

Histórico de Clientes: Criar um sistema de armazenamento que permita fácil acesso ao histórico de pedidos dos clientes recorrentes, para melhorar o atendimento e agilizar futuras vendas.

Outcomes Esperados

Automatizar 60% do processo manual de gestão de pedidos e logística em até 6 meses após a implementação, eliminando tarefas repetitivas e sujeitas a erro.

Aumentar em 20% a capacidade de atendimento dos restaurantes sem sobrecarregar a equipe, possibilitando a centralização das operações em uma única plataforma.